quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Inglês fluente ainda é barreira para a contratação de profissionais de TI



Inglês fluente ainda é barreira para a contratação de profissionais de TI

Como língua dominante nos negócios em todo o mundo, o inglês, há muito tempo, deixou de ser mera opção para se tornar fundamental a todo profissional que pense em seguir carreira. Mas, em uma área específica, a necessidade de profissionais fluentes em inglês é ainda maior: a de Tecnologia da Informação. No Brasil, muitas empresas de software prestam serviços a outros países, já que o Brasil é o segundo país que mais oferece profissionais qualificados para o setor. O inglês é essencial para completar a capacitação técnica do profissional e torná-lo apto para trabalhar e se relacionar com pares, fornecedores e clientes estrangeiros. Além disso, os melhores livros, as linguagens de programação, as documentações técnicas e os fóruns de discussão costumam ser todos redigidos em língua inglesa.“Pensando em estratégia para o Brasil, é muito importante que nossos profissionais falem inglês com fluência. Esta capacitação pode ser um atrativo a mais para empresas multinacionais investirem no País. A Índia está à frente nesta concorrência, pois, além de possuir profissionais excelentes, eles têm o inglês como segundo idioma, uma vantagem competitiva”, afirma Lígia Velozo Crispino, sócia-diretora da Companhia de Idiomas.“Os profissionais do setor de Tecnologia têm grandes oportunidades para trabalhar em projetos para o mercado externo, o que exige um bom domínio do inglês. Eles precisam redigir e responder e-mails em inglês, participar de chats, falar ao telefone etc. Por isso, o curso focado especialmente nas atividades que ele precisa desempenhar, ou que tem mais dificuldade, pode ser uma ótima opção para desenvolver a fluência no idioma”, comenta a diretora.“As empresas têm dificuldade de encontrar profissionais fluentes. Muitas vezes, acabam contratando pessoas de outras áreas, mas com inglês fluente, para desempenhar algumas funções de atendimento ao cliente”, revela Lígia.De acordo com a empresa, as avaliações realizadas com profissionais do setor que atuam na parte operacional revelaram que a maioria tem domínio básico do idioma, ou seja, consegue ler manuais, mas fala pouco. Já profissionais que desempenham cargos de liderança costumam ter níveis de inglês mais avançados.A diretora revela ainda que vocabulário e um bom nível de compreensão escrita são imprescindíveis para exames de processos seletivos de grandes empresas internacionais, como Microsoft, Sun, Linux e Cisco. “O diferencial é usar o inglês na comunicação oral, principalmente ao telefone e em conference calls”, ressalta Lígia. As empresas precisam que o profissional possa explicar processos, redes, aplicativos e aplicações em inglês. Também é necessário que o profissional seja capaz de apresentar soluções de TI, formal ou informalmente, com foco nos benefícios e valor agregado que o sistema traz. A participação ativa em reuniões em inglês, assim como negociações sobre programas com chefes de equipe e clientes também são importantes.


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