terça-feira, 24 de novembro de 2009

Copa do Mundo, Olimpíadas, hora de aprender idiomas



Copa do Mundo, Olimpíadas, hora de aprender idiomas
Marcelo Reis


Nos próximos sete anos o mercado de trabalho vai ganhar milhares de novas oportunidades de emprego em função dos grandes eventos internacionais que acontecerão no país e, mais especificamente, no Rio de Janeiro. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 abrirão inúmeras vagas de trabalho, principalmente no setor de serviços e no comércio. Todas terão em comum uma exigência: saber outros idiomas.
Por isso, é hora de começar a aprender e aprimorar, especialmente o inglês e o espanhol. A headhunter Jacqueline Resch, da Resch Consultoria, conta que muita gente ainda perde oportunidades de trabalho por não saber inglês. Mesmo nos cargos mais elevados, onde saber inglês é quase uma obrigação, boa parte dos executivos ainda não estão qualificados.
O diretor do Plan Idiomas, Faust Maurer, diz que 90% dos profissionais que procuram o curso o fazem quando perdem seus empregos ou uma promoção por não saber inglês.
"O brasileiro tem o hábito de não se planejar. Mas como inglês não se aprende da noite para o dia, é melhor começar desde já", ensina Faust.
Um dos exemplos vem da Fetranspor, que junto com o Plan Idiomas, já implantou um programa para capacitar os trabalhadores do setor de transportes a receber melhor o turista estrangeiro até a Copa.
Segundo levantamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Instituto Imprendere junto a empresas de RH, 80% das vagas que serão abertas em função dos eventos, exigirão inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário