segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Idioma estrangeiro na ponta da língua no 1º dia



Idioma estrangeiro na ponta da língua no 1º dia

João Paulo Santos


Aprender um novo idioma entrou para a lista das habilidades a desenvolver para quem quer sair bem no mercado de trabalho. Em tempos de globalização e ferramentas de interação, o inglês voltou a ocupar o primeiro lugar na preferência de quem investe em educação, com o objetivo de aumentar as oportunidades na carreira. Para a grande maioria dos alunos, os cursos de idiomas são realizados aqui mesmo, no Brasil. A dúvida está na hora de escolher o método e a melhor escola.
O primeiro passo é conhecer a unidade, os professores e o material didático; se possível, conversar com outros alunos. Na própria escola, o cliente vai poder perguntar sobre a metodologia, a carga horária e a composição das turmas. “Nós temos turmas reduzidas e as aulas são no idioma estrangeiro, desde o primeiro dia. Aos poucos os alunos se familiarizam com a língua sem traduzí-la, assim como aprendemos nossa língua materna”, explica Cássia Rita Conejo, sócia-proprietária do CCAA.
Uma das alunas de Cássia ligou para contar o resultado do curso, antes mesmo de chegar ao nível avançado de inglês. Ela embarcou com outros executivos da empresa em que trabalha para a China. “O trabalho dela é na área de Comércio Internacional e poder negociar com os clientes estrangeiros foi uma vitória”, afirma Cássia.
Diferente do que as pessoas imaginam, o nível de conhecimento avançado não é exigido para todas as áreas. Depois de passar pela fase de aprendizagem inicial, o aluno já tem condições de ler, entender o idioma e conversar, mesmo que com um vocabulário básico. Aos poucos, as habilidades são aprimoradas e este aluno irá se tornar cada vez mais independente. “É muito importante que os alunos aprendam com situações do cotidiano”, enfatiza Cássia.
O método que o CCAA adota é orientado para simular situações reais como atender o telefone, fazer compras, entender um endereço, entre outros. “O aluno aprende como se comportar e pratica até perder o receio de se comunicar no idioma ”, diz.
Cultura
Além de aprender a língua estrangeira, os alunos podem aproveitar o conhecimento que adquirem sobre os hábitos e costumes do país de origem daquele idioma. Nas escolas especializadas - conforme o nível de conhecimento - os alunos assistem noticiários, filmes, seriados; aprendem expressões do idioma em comerciais, revistas, jornais e livros, sem mencionar a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário