sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Rede social para aprender idiomas


Rede social para aprender idiomas
José Antônio Ramalho - Atalho -
Publicação: 21/01/2010 17:08


O site http://imgs.uai.com.br/arquivos/www.livemocha.com é uma rede social voltada para pessoas que desejam aprender outros idiomas. Sua estrutura é parecida com os principais sites em que você faz um cadastro e adiciona amigos com os quais vai interagir.Você precisa se cadastrar e dizer qual sua língua nativa e os idiomas nos quais está interessado.
Pode participar de programas pagos ou ganhar um curso caso indique três ou mais amigos. Durante a fase de cadastro, você recebe algumas ofertas de cursos pagos, mas não é obrigatório fazê-los.Você pode buscar e adicionar amigos dos países de língua que interessa a você e passar a interagir com essas pessoas. Com o cadastro feito, é possível fazer postagens de textos ou voz, que podem ser comentados por outras pessoas, que funcionam como “professores”. Por exemplo, você quer saber como está sua pronúncia ou precisa que alguém leia um texto no idioma que você está aprendendo para saber como se pronuncia uma palavra.Cada usuário tem como criar testes com palavras e frases, que podem ser acessados pelos demais. Esses testes são chamados flash cards. Todas as atividades de que você participar vão acumular pontos chamados mochapoints.
Atingindo um determinado número, você ganha uma medalha de bronze, prata ou ouro, que o distingue dentro da comunidade.Ao avaliar e corrigir mensagens de outros membros da comunidade, dá para criar um ambiente interativo tanto para você quanto para outros membros.
Por exemplo, você entra no perfil de um usuário e vê os textos que ele escreveu na sua língua, ou falou, pois é possível enviar arquivos de voz. Você pode, então, fazer comentários de texto ou de voz para ajudá-lo.No Livemocha, o usuário pode ser um estudante e um professor de idiomas ao mesmo tempo. Quanto mais você colabora, mais pontos ganha dentro da comunidade. O site busca, entre os membros mais ativos, pessoas que poderão desenvolver atividades remuneradas.
Em vez de ficar tuitando que foi ao supermercado ou que o capítulo da novela não está bom, você aproveita e aprende outro idioma de uma forma agradável e interativa. Enquanto escrevia esta coluna, ajudei uma jovem japonesa a pronunciar algumas frases em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário