segunda-feira, 16 de março de 2009

Aprendizado de idiomas é acessível a todas as idades


Com as novas tendências da economia internacional, o domínio de outros idiomas tornou-se fator decisivo no mundo dos negócios. Comunicar-se verbalmente e por escrito com acionistas, clientes, fornecedores, parceiros, superiores e subordinados de forma eficaz tornaram-se atributos indispensáveis para o mercado de trabalho. Logo, o domínio de outro idioma passa a ser uma variável determinante na avaliação de “quanto vale” um profissional.
Uma pesquisa com 120 mil profissionais, realizada pela Catho Online em 2006, constatou que diretores de empresas que falam e escrevem fluentemente o inglês e o espanhol recebem em média salários 68% acima daqueles que não têm domínio algum de ambas as línguas.
Hoje, existem empresas que estimulam seus profissionais a aprenderem outro idioma, pagando até 80% do valor de suas mensalidades. Um exemplo deste método é a empresa Gessy Lever, que proporciona cursos de inglês e espanhol voltado exclusivamente para pessoas que atuam na área de informática.
Segundo o professor Gerson Pires, conhecido no Unasp por ser um apreciador das diversas línguas, não é preciso se deslocar a outro país para aprender um idioma. Ele comenta que atualmente a tecnologia oferece vários meios para que o estudante mantenha contato contínuo com a língua que deseja aprender, através de filmes, músicas, livros, etc. ”Para que ir a outro país a fim de manter contato com a língua se aqui temos todos os meios disponíveis para isso?”, questiona o professor.
Gerson afirma que o ensino de línguas tem sido aplicado de forma errada. Para ele, é necessário que o adulto, ao estudar uma nova língua, siga o modelo de aprendizado de uma criança. “Primeiro, se deve ouvir a pronúncia bastante clara diversas vezes para então repetir. E por fim, escrever”, lembra.
Em cada língua, as palavras possuem um significado comum e secundário. Quando uma palavra é analisada, surge na mente uma porção de idéias sobre ela. Portanto, conhecer a origem da palavra e o seu significado levará o aprendiz a ter um conhecimento mais amplo do idioma.
O professor do Instituto de Línguas do Unasp, Paulo Braz, esclarece que qualquer indivíduo pode aprender outro idioma. Porém, ressalta que na infância a facilidade para aprender é muito maior. Isso se deriva de um dispositivo na mente dos pequenos que trabalha com a parte lingüística. Tal dispositivo faz com que eles aprendam inclusive o sotaque da língua, privilégio que, por sua vez, os adultos não têm.
Cleberson Neves, também professor do Instituto de Línguas, diz que tal facilidade é chamada de período de aquisição que, prova que quanto mais jovem se inicia o aprendizado de outra língua, melhor será a pronúncia. No Unasp, campus Engenheiro Coelho, o público que mais se interessa em aprender outros idiomas são os universitários e adolescentes. Para estes, recomenda-se que estudem pelo menos meia hora por dia, caso contrário não conseguirão obter resultados.
Na infância, o professor Braz explica ser recomendável o aprendizado de no máximo três a quatro idiomas, pois uma quantidade maior pode tornar-se prejudicial. Contudo, o professor Píres diz que isso depende da capacidade de cada criança.
Outro fator que beneficia no aprendizado de outros idiomas é estudar seguindo uma seqüência lógica, como por exemplo, aprender as línguas da família neolatina, como o português, espanhol, italiano, francês. Já o inglês e o alemão, embora tenham pronúncias bem diferentes, pertencem a uma mesma família, chamada anglo-germânica. “Se você conhecer essas famílias e seguir essa lógica, terá mais facilidade”, destaca Gerson.
Waldirene Barbosa e Willian Vieira
http://abjnoticias.com/2008/09/02/aprendizado-de-idiomas-e-acessivel-a-todas-as-idades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário