sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Entrevista de emprego em outro idioma - Jornal O Globo

Don't worry!
Entrevista de emprego em outro idioma não é bicho de sete cabeças
Publicada em 17/01/2008 às 09h10m
Ione Luques - O Globo Online


RIO - Muitas etapas são cumpridas antes da notícia tão esperada da conquista de um emprego. Uma das que trazem mais apreensão entre os candidatos a uma vaga é, certamente, a entrevista. Já não bastasse o nervosismo que desperta normalmente, a ansiedade aumenta quando esta terá que ser feita em outro idioma, como em inglês, por exemplo, o que se torna cada vez mais comum em um mundo globalizado.

" Apesar da onda do mandarim, o idioma da globalização é o inglês "

Nada de pânico! Profissionais de escolas de idiomas garantem que não é preciso ter experiência internacional ou ter passado dez anos estudando inglês, espanhol ou qualquer outra língua para se sair bem em uma entrevista deste tipo. O fundamental é o candidato conhecer o vocabulário da área onde atua ou pretende atuar e estar preparado para responder questões relativas a sua vida pessoal e profissional, já que as mesmas perguntas que seriam feitas em português, serão feitas em outro idioma.

Algumas escolas de idiomas oferecem turmas específicas para quem vai encarar uma entrevista, necessita de noções básicas para uma nova experiência profissional ou viagem de trabalho ou outras situações semelhantes. Segundo o diretor da unidade de Campo Grande do Yázigi, que oferece aulas direcionadas para quem vai fazer uma entrevista nesses moldes, as aulas servem para proporcionar segurança ao candidato.

" Treinar o idioma é obrigatório "

- Nessa circunstância, treinar o idioma é obrigatório. E é justamente isso que os nossos professores fazem: um treinamento intensivo, que se ajusta à necessidade do aluno - diz, enfatizando que o objetivo maior é capacitar as pessoas para enfrentar qualquer tipo de situação, inclusive entrevistas de empregos em outros idiomas.

Segundo idioma vira pré-requisito

Os profissionais ouvidos pelo Globo Online enfatizam que, para o profissional contemporâneo, com ambições de ascensão na carreira, o inglês já não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito, uma necessidade primordial. Embora outras línguas venham ganhando espaço, o inglês continua sendo o mais utilizado no mundo corporativo.

- Apesar da onda do mandarim, o idioma da globalização é o inglês. Se estiverem em uma reunião de negócios um holandês, um indiano, um chinês, um japonês e um brasileiro, o idioma global é o inglês - afirma Lígia Pereira, Gerente de Negócios do Departamento de Certificações Internacionais do curso CNA.

Já Rogério Gama, diretor de Marketing do CCAA, enfatiza que um terceiro idioma no currículo pode fazer a diferença na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.

Opções

Mas, segundo Lígia Pereira, os alunos que optarem pelo curso regular estarão aptos a passar por esta situação, com segurança, no início do nível avançando. Ou seja, alunos que tiveram no mínimo 300 horas de exposição ao idioma podem encarar uma entrevista com traquilidade.
Já o CCAA estimula seus franqueados a oferecerem o curso English for Professionals in General (inglês para profissionais em geral), que, ao longo de cinco módulos, aborda o vocabulário e as situações do mundo dos negócios.

- Consideramos este curso ideal para quem vai fazer entrevistas de emprego em inglês. As turmas funcionam de acordo com a vontade, tempo e disponibilidade financeira do aluno, podendo até haver aulas individuais. Há também a opção do curso Adult Course, que é apropriado para adultos e jovens - afirma Rogério Gama.

Como agir

Na hora da entrevista, todos os entrevistados foram unânimes: o principal é manter a calma e não mentir, tentar enganar o entrevistador.

" Não existe milagre. Não adianta ir para uma entrevista sem ter conhecimento suficiente do idioma e tentar enrolar "

- Não existe milagre. Não adianta ir para uma entrevista sem ter conhecimento suficiente do idioma e tentar enrolar. Isso acaba prejudicando a imagem do candidato, inclusive para outras oportunidades que a empresa possa oferecer - diz Lígia.

Segundo ela, o melhor caminho é procurar um curso para realmente ter o conhecimento e desenvoltura necessários para dar segurança ao candidato. Além disso, é importante manter-se em constante contato com o idioma, através de leitura de jornais, revistas, sites e chats .

CCAA
Cursos de inglês e espanhol
Atua há 47 anos no mercado
Mais informações pelo site
http://www.ccaa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário