sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Idiomas para todos os perfis

Idiomas para todos os perfis: há cursos até para quem vai fazer concurso público
Publicada em 04/02/2010 às 11h04m
Ione Luques

RIO - Atentos às exigências de um mercado cada vez mais globalizado, as escolas de idiomas têm lançado cursos para públicos cada vez mais específicos. Há desde programas para jovens que querem enriquecer seus currículos com experiências internacionais até aulas para executivos que desejam representar bem suas empresas no exterior, passando pelos cursos voltados a quem vai prestar concurso público.
Diante de um número cada vez maior de pessoas disputando uma vaga no serviço público - o calendário da União prevê a abertura de, pelo menos, 16 mil novos postos em 2010 - a Plan Idiomas Direcionados desenvolveu cursos de inglês e espanhol para atender a esses candidatos. São 40 horas/aula, com foco em leitura, interpretação de textos e gramática, seguindo os conteúdos exigidos nos editais de cada processo seletivo. As turmas têm, no máximo, dez alunos. Os interessados terão de desembolsar três parcelas de R$ 260 cada.
A escola, com unidades no Centro e na Barra, também prepara executivos para apresentações internacionais focando não só no idioma, mas também nas barreiras culturais, ressalta o diretor do curso, Faust Maurer. Levando isso em conta, 80% da preparação são focados no idioma: a ideia é que o executivo consiga se comunicar bem e fazer uma boa apresentação. Os professores ajudam o aluno a preparar o material e o treinam para fazer a apresentação em público. São utilizadas diversas técnicas de fala, respiração e impostação de voz, além, é claro, de uma revisão do vocabulário. Os outros 20% de preparação são voltados para a cultura do país ou a origem do gestor para o qual o profissional irá se apresentar. O preço da hora/aula é de R$ 108. Outras informações estão no site do Plan Idiomas .
A rede de ensino Skill também oferece cursos voltados para negócios, concursos públicos e palestras executivas dentro e fora do país. O Upper Intermediate, por exemplo, atende às necessidades de quem precisa preparar uma conferência ou escrever resenhas. Após o curso, o aluno pode prestar o exame Combined English Language Skills Assesment (Celsa), da Universidade de Missouri e obter certificado de nível intermediário.
Mais voltado para o mundo dos negócios, há os Advanced Business English e Skill in Business, com material suplementar para negócios, com situações que envolvem as áreas comercial, financeira, recursos humanos, produção, logística, marketing e atendimento ao cliente. Mais informações sobre os programas oferecidos e preços podem ser obtidas no
site da Skill ou diretamente nas unidades.
Programas unem diversão e experiência profissional para jovens
Além da fluência em idiomas estrangeiros, a vivência internacional de um candidato tem sido um diferencial na conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Ao chegar às fases finais de um processo seletivo, ter tido uma experiência no exterior é garantia de pontos extras, principalmente para jovens. De olho neste público, o CCAA tem duas opções de programas de intercâmbio que aliam trabalho com aprendizado. O primeiro é o Cast-Member Disney, que leva universitários à Flórida, onde eles trabalham por dois meses e meio nos parques temáticos e demais instalações da Disney. Eles ficam hospedados nos alojamentos do grupo, contam com treinamentos de excelência da Disney University e aproveitam suas folgas com acesso às instalações dos parques em Orlando.
Já o programa Au Pair é indicado para jovens com idade entre 18 e 26 anos que pretendem trabalhar por um tempo determinado nos Estados Unidos, cuidando de crianças de famílias locais e estudando inglês nas horas vagas. Para saber mais sobre todos os programas, acesse o
site .

Nenhum comentário:

Postar um comentário